
Brasil

Perguntas frequentes
O Dispositivo de Transporte Pediátrico BabyPod é um casulo extremamente leve e seguro, confeccionado em fibra de carbono, com a tecnologia dos cockpit's dos carros de Fórmula-1. Seu peso aproximado é de 9 Kg e pode ser facilmente transportado por uma pessoa com o auxílio das cintas de fixação à macas e pranchas rígidas ou mesmo à tiracolo. Sua função é garantir o transporte de pacientes pediátricos entre 2 e 8 Kg de peso em um ambiente seguro, seja via terrestre ou aérea (asa fixa ou rotativa) de uma localidade até o seu destino. Diferentemente de incubadoras convencionais, não possui partes eletro-eletrônicas, cilindros de gases ou monitorização. Isso faz com que seu custo de manutenção seja extremamente baixa. Possui certificação ISO 9001/2000, ISO 13485/2016 e certificação 10g pela European Ambulance Standard (CEN 1789).
No tocante ao casulo de fibra de carbono, ambos são praticamente iguais, seja em seu tamanho ou peso. A diferença entre os dois é, basicamente o tipo de mecanismo de abertura de suas tampas de acesso ao paciente.
O primeiro modelo, o BabyPod 2, possui duas folha que se abrem em forma de veneziana, uma para cada lado. Cada folha possui 2 janelas de acesso ao paciente pediátrico, permitindo que o profissional de saúde possa manuseá-lo através destas janelas.
Já o segundo modelo, o BabyPod 20, possui duas tampas. Uma superior, que se sobrepõe à inferior por meio de roldanas sobre trilhos, que quando retraída deixa um acesso ao paciente de aproximadamente metade do comprimento do dispositivo. Uma vez sobrepostas, este conjunto pode ser basculado para cima em um ângulo de 90°, dando total acesso ao interior do dispositivo. A tampa inferior possui 1 janela de correr para acesso ao bebê.
Os serviços que fazem o transporte aeromédico possuem pouco espaço disponível dentro da aeronave, principalmente em casos de asas rotativas. O modelo BabyPod 2 é o mais indicado.
Existem dois sistemas de aquecimento para serem usados no Dispositivo de Transporte Pediátrico BabyPod. Ambos autônomos e descartáveis.
O primeiro, chamado de Transwarmer, é um colchão de gel grau alimentar que se aquece por meio de reação química ao se romper o lacre de um anel em seu interior. A reação química gera calor controlado de 40°C por 2 horas. O colchão ativado deve ser disposto no interior do dispositivo e o paciente por cima do mesmo, sobre sua parte de TNT (tecido não tecido). O calor gerado pelo colchão irradiará para o interior do casulo e para o bebê. Uma manta pode ainda ser colocada entre o colchão e o bebê.
Colchão térmico Transwarmer
Outra possibilidade de aquecimento é o mais novo lançamento da BabyPod. Trata-se do Kit de Manutenção da Temperatura Infantil BP37™, sistema independente e autônomo que foi projetado para fornecer um aquecimento em temperatura superficial consistente e uniforme de 37°C. Quando totalmente carregado, o Sistema de Manutenção de Temperatura BP37™ fornece calor por pelo menos 4 horas, dependendo das condições climáticas, no mínimo o dobro de tempo que o sistema Transwarmer. O visor do controlador BP37™ mostra claramente a temperatura real da superfície, temperatura ambiente, % da carga da bateria e tempo decorrido desde a sua ativação. O Sistema BP37™ é fornecido com um kit de fixação para os produtos BabyPod™ e NeoPod™. O peso combinado do controlador BP37™ (baterias recarregáveis estão contidas no controlador), matriz de aquecimento e sistema de fixação da matriz de aquecimento, é inferior a 1 kg. A matriz aquecedora é um produto de uso único e descartável.
Sistema de Manutenção de Temperatura BP37™
O Dispositivo de Transporte Pediátrico BabyPod possui 5 cintas com fechos e travas de abertura rápida. Duas de cada lado, no sentido longitudinal e uma na sua porção traseira. Os cintos possuem homologação aeronáutica e contam com a capacidade de 9kN de força de tração. Estas cintas devem ser utilizadas para fixar o Dispositivo BabyPod à maca da aeronave ou mesmo em prancha rígida.
O Dispositivo de Transporte Pediátrico BabyPod é fabricado na Inglaterra pela Advanced Healthcare Technologies (AHT). O desenvolvimento de projeto do BabyPod 20 teve o suporte da equipe de Fórmula-1 Williams.
O Dispositivo de Transporte Pediátrico BabyPod é representado, importado e comercializado com exclusividade no Brasil pela Euromarket Comércio, Importação e Exportação Ltda., a mesma empresa que possui o registro do produto junto à ANVISA.
